top of page

​APRESENTAÇÃO

     Em 2009, sob a iniciativa do Centro Acadêmico de História, foi realizada a I Semana de História do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Com a temática "A formação do profissional de história e a formação continuada", professores e alunos de diferentes instituições cajazeirenses e paraibanas debateram acerca de relevantes questões que estão diretamente ligadas à atuação profissional em nossa área: a formação docente, as práticas educacionais e o professor como pesquisador. Tal iniciativa tinha por objetivo ampliar as discussões promovidas na graduação, estabelecendo diálogos com pesquisadores de outras instituições situadas em Cajazeiras e regiões circunvizinhas, de modo a possibilitar perspectivas outras aos formandos do Curso de Licenciatura Plena em História do CFP/UFCG. Para além desse objetivo, que foi plenamente alcançado, a iniciativa desses discentes acabou por dar um importante passo no sentido de se criar um espaço no CFP para que, regularmente, os alunos do Curso de História deste Centro pudessem estabelecer diálogos com estudantes e pesquisadores de outras regiões do estado da Paraíba e, por conseguinte, do país, divulgando os resultados de suas pesquisas e refletindo sobre suas formação e atuação profissionais.
     Com efeito, em 2010, foi realizada a II Semana de História do CFP/UFCG, dando continuidade aos diálogos iniciados no ano anterior. Desta vez, sob a iniciativa dos professores do Curso de História, os debates giraram em torno da temática "Temporalidades e escrituras do sertão nordestino". Nessa perspectiva, deu-se lugar para que os variados lugares de produção de saber em Cajazeiras – e na Paraíba de uma maneira mais ampla – pudessem novamente se reunir para divulgar pesquisas em andamento ou concluídas. O encontro encetou o mapeamento das demandas da produção histórica e permitiu traçar, coletivamente, novos rumos para os profissionais da pesquisa e do ensino na sociedade contemporânea.
     Nos anos seguintes, em razão de sua regularidade, do aumento do número de participantes e do alcance que obteve em outros estados brasileiros, a Semana de História cresceu e se consolidou como um dos principais eventos do Centro de Formação de Professores, sendo transformada em Semana Regional de História. Nesse sentido, as edições de 2011 e 2012, respectivamente intituladas de "Nordestes e nordestinidades: histórias, representações e religiosidades" e "Pesquisas e saberes: diálogos possíveis na contemporaneidade", ocorreram em paralelo com outros eventos de caráter estadual e nacional.  Essa articulação representou um positivo aumento do intercâmbio de ideias entre as instituições de ensino e pesquisa sertanejas e instituições universitárias de todo o Brasil, estimulando e dando maior visibilidade para as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
     Para 2013, visando fortalecer ainda mais o evento e fixá-lo no calendário dos encontros acadêmicos da área de história realizados na Paraíba, a Semana Regional de História do CFP/UFCG deixará de ocorrer paralelamente a outros eventos e voltará a ter sua centralidade organizacional. Com esse fim, o salutar trabalho conjunto, que vem sendo realizado desde 2009, entre professores e alunos do Curso de História terá continuidade para que possamos manter a qualidade da Semana ao mesmo tempo em que buscamos ampliar sua importância e elevar a participação de alunos do CFP e de instituições superiores situadas em outros estados. Além disso, na tentativa de estender a atuação da UFCG para a sociedade local, procuraremos incentivar a participação de professores das redes pública e privada de ensino.
     Pensando assim, a temática escolhida para o evento deste ano foi: “Reflexões sobre a pesquisa e o ensino de história: aproximações e distanciamentos”. Com esta temática, a V Semana Regional de História do CFP/UFCG se propõe a congregar pesquisadores, professores e estudantes – em seus diversos níveis e campos de atuação – para promoverem reflexões em torno dos eixos que fundamentam as Ciências Humanas de um modo geral e a História em particular: a pesquisa e o ensino. Como aspectos inseparáveis do conhecimento científico, a pesquisa e o ensino pautarão as atividades realizadas durante a Semana de História: conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões coordenadas e atividades culturais. Apesar da ênfase na História, enquanto disciplina e campo de saber, a interdisciplinaridade será muito bem-vinda, uma vez que, há muito, a literatura especializada tem mostrado a importância e a qualidade do diálogo travado entre historiadores, geógrafos, pedagogos, literatos, linguistas, antropólogos, filósofos, cientistas sociais etc.
     Dessa forma, entre os dias 15 e 18 de outubro de 2013, as portas do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, em Cajazeiras, se abrirão para receber os interessados em participar deste evento que, em sua quinta edição, vem possibilitando debates constantes acerca da formação e da atuação profissional de estudantes, professores e pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa e ensino de nossa região.

bottom of page